🧠 Aproveitando a semana do consumidor e suas inúmeras ofertas, anúncios e promoções, vamos falar um pouquinho sobre o que acontece com nosso cérebro no ato ou após aquela “comprinha” que fazemos...
🧠 Primeiramente começando com esses dois conceitos importantes:
1) Necessidade: essencial, aquilo que não se consegue evitar. Exemplo: comer para matar a fome ou beber água são necessidades.
2) Desejo: vontade de ter ou obter algo. Exemplo: comer um chocolate para sanar a vontade é um desejo.
🧠 E aí? Será que na maioria das vezes compramos por necessidade ou desejo? 🤔
🧠 Existem diversas teorias que explicam o que acontece em nosso cérebro quando compramos. Uma delas é que vivemos procurando suprir algumas necessidades, começando pelas fisiológicas (realmente essenciais), seguida de outras como busca por segurança e proteção (saúde, vestuário, moradia), necessidades sociais, de autoestima, autoconfiança, aprovação social, status e autorrealização.
🧠 Outra teoria está relacionada ao circuito de recompensas cerebral. De maneira mais simplista, tal circuito, quando ativado no momento da compra, leva à produção de dopamina, o neurotransmissor do prazer, dando aquela sensação de bem-estar e felicidade.
🧠 O problema é quando agimos por impulso, sem planejamento, na euforia gerada pelas propagandas e ofertas, após essa fase de alívio e prazer imediatos, pode vir o arrependimento, decepção, culpa e tristeza, os quais podem ser mais duradouros. Sem contar o prejuízo financeiro! 😔
🧠 Portanto, cuidado ao realizar compras de forma impulsiva, no “calor do momento”! Aí vão algumas dicas para tentar evitar essa situação.. 😉
👉 Abra mão de compras por desejo e não por necessidade.
👉 Não compre imediatamente. Retorne outro dia para avaliar melhor.
👉 Pesquise preços em outros lugares. Cuidado com falsas ofertas.
👉 Evite uso de cartões de crédito, pois estes enganam tirando a “dor” do pagamento.