A Neuralgia ou nevralgia do trigêmeo é um tipo de dor crônica decorrente da irritação ou lesão deste nervo ou de algum de seus ramos, os quais são responsáveis principalmente pela sensibilidade da face e estruturas ao redor.
Afeta mais frequentemente mulheres entre 40 e 50 anos, sendo descrita por muitos pacientes como “a pior dor que já sentiram”.
Trata-se de uma dor crônica intensa, lancinante, em choque, em um lado do rosto, que se manifesta em crises que duram de segundos a minutos. É desencadeada por alguns gatilhos como mastigar, falar, vento frio, tocar a pele, alimentos ou bebidas muito geladas ou quentes, fazer a barba, entre outros.
Sempre que possível deve ser feito um exame de neuroimagem de crânio com sequências e enfoque específicos para excluir compressões do nervo por tumores ou, mais comumente, por algum vaso ou artéria pulsando próximo dele.
O tratamento é realizado com medicações utilizadas para tratamento desse tipo de dor, chamada de dor neuropática, uma vez que analgésicos comuns não costumam ter efeitos significativos. Em alguns casos há necessidade de cirurgias.