A dor neuropática (DN) é um tipo de DOR CRÔNICA decorrente de lesões ou disfunção do sistema nervoso central e/ou periférico e consequente acometimento de um ou mais nervos.
Está presente em até 10% da população e em muitos casos pode ser incapacitante, causando diferentes sensações de dor como queimação, choques, coceira, agulhadas ou alfinetadas, formigamentos, adormecimentos, sensação de anestesia ou de calor, entre outros.
Existem diversas doenças e condições que cursam com dor neuropática como diabetes, AVC, etilismo, traumas, deficiências de vitaminas, internações hospitalares prolongadas, entre outras.
O tratamento para DN varia de acordo com a causa e estágio em que ela se encontra e tem como objetivo tratar a doença de base e melhorar os sintomas da neuropatia. É realizado muitas vezes por meio de associação de terapias como fisioterapia e terapia ocupacional e medicamentos como antidepressivos e/ou anticonvulsivantes. Alguns casos específicos beneficiam-se de técnicas de neuromodulação e até cirurgias.