A trombose venosa cerebral (TVC) é um tipo de AVC mais raro, que acomete geralmente pessoas mais jovens e ocorre devido à obstrução das veias cerebrais, chamadas de seios venosos, por coágulos de sangue.
Tais seios venosos drenam o sangue do cérebro e a falha dessa drenagem desencadeia “inchaço cerebral” e uma cascata de alterações intracranianas, responsáveis pelos sintomas de dor de cabeça persistente (principal sintoma), alteração de consciência, borramento ou embaçamento da visão, sonolência, lentificação, confusão mental, crise convulsiva, alteração de força e/ou sensibilidade em um lado do corpo e até mesmo coma.
Pode ocorrer em adultos, crianças e até em bebês, sob determinadas condições clínicas, afetando em torno de 5 pessoas a cada um milhão por ano.
Os principais fatores de risco são: distúrbios de coagulação (trombofilias), uso de anticoncepcional, obesidade, tabagismo, câncer, infecções em geral, principalmente na região da face, olhos e seios da face (sinusite), gestação e puerpério (pós parto), doenças reumatológicas como Lupus, anemia ou doença falciforme, traumatismos cranianos, entre outros.
A TVC é uma EMERGÊNCIA neurológica e muitas vezes o diagnóstico demora a ser realizado. Na suspeita, o paciente deve ser internado para investigação e iniciar o tratamento direcionado o mais precoce possível, mantendo o acompanhamento com um neurologista.