O Acidente Vascular Cerebral hemorrágico ou apenas AVC hemorrágico, também chamado pelos médicos pela sigla AVCh, é aquele que ocorre quando um vaso – artéria ou veia – rompe dentro do cérebro, causando extravasamento de sangue, lesionando e provocando um inchaço naquela região onde houve o sangramento.
Um AVC por rotura de um aneurisma cerebral é um dos tipos graves de AVC hemorrágico, e ocorre quando o aneurisma intracraniano rompe, extravasando sangue dentro do cérebro.
O AVC mais frequente é aquele devido a um pico elevado de pressão alta, ou o que ocorre em pacientes que tem hipertensão arterial por vários anos e não se trata corretamente.
O AVC Hemorrágico é uma das maiores emergências médicas em Neurologia e Neurocirurgia. Entre o tipo AVC isquêmico e este chamado de hemorrágico, o hemorrágico ou AVCh é menos frequente, correspondendo a cerca de 10-15% de todos os AVCs.
O seu reconhecimento e tratamento imediatos são importantíssimos para deixar a pessoa que sofreu o AVCh com menores sequelas neurológicas. Quanto mais cedo o diagnóstico e o tratamento, melhores serão as chances de poucas ou nenhuma sequela no futuro!